JESUS CRISTO: O ÚNICO PONTÍFICE | Ministério Graça sobre Graça

 

  JESUS CRISTO: O ÚNICO PONTÍFICE

JESUS CRISTO: O ÚNICO PONTÍFICE

Por Cristiano França

 

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (1ª Timóteo 2:5)

 

Historicamente sabemos que o líder máximo da instituição Católica Apostólica Romana é conhecido como “Pontífice”. Esta palavra vem do latim “pontifex” que significa “construtor de pontes”. Deste modo, tendo em mente o significado literal desta designação, fica fácil concluirmos que, para os católicos, o Papa é o homem capaz de ligar o ser humano a Deus, ou seja, o líder católico romano seria o “construtor da ponte”, a ligação, dos seres criados com Aquele que os criou. Nós que conhecemos o genuíno Evangelho sabemos que a instituição Católica é uma das denominações chamadas de “cristãs” que possui em suas doutrinas um dos maiores conjuntos de heresias e graves distorções da Palavra de Deus, e esta questão do pontifício não foge à regra.

 

Frente à incontestável heresia de atribuir a um homem comum o Ministério que pertence somente a Jesus, os católicos tentam a todo custo driblar seus contestadores com argumentos vazios e, muitas vezes, bastante arrogantes como este que encontrei em minhas pesquisas:

 

“O Bispo de Roma jamais substitui Jesus Cristo. Você sabe o verdadeiro sentido do título ‘sumo pontífice’ que é dado ao Papa pelo próprio Jesus? O Papa é quem dá união e unidade à Igreja de nosso Senhor. O Papa reconhece a verdadeira e única fé em Jesus Cristo. O Papa e a Igreja são quem espalham Jesus Cristo no mundo e Jesus nos leva ao Pai. O Papa é o cargo histórico mais antigo que existe, fundamentado sobre Pedro. Isto é comprovado! Pode chorar ou espernear. Contra fatos não existem argumentos…”

 

Ora, se a Palavra diz que Jesus é o ÚNICO MEDIADOR (único “construtor de pontes”) — como vimos no versículo inicial deste texto, faz algum sentido atribuir este valor a um homem hoje em dia? Se o fizermos, estaremos, SIM, substituindo Jesus nesta função; o Senhor JAMAIS disse que um homem (no caso, Pedro — considerado o primeiro Papa) seria mediador; o Papa não dá unidade à Igreja (que não é um Estado ou uma instituição, mas a reunião de todos os santos no mundo). No máximo o líder católico dá unidade à sua denominação religiosa. E só. Concordo que quem espalha Jesus Cristo no mundo é a Igreja, mas, como já disse, esta não é a instituição Católica; quanto ao cargo “mais antigo”, Jesus nunca constituiu cargos eclesiásticos; e, por fim, pergunto: desde quando tudo isto que estes argumentos católicos proclamam são FATOS? Não, não são.

 

Ao contrário do que defende a doutrina católica, o único homem que foi capaz de construir “a ponte” que uniu todos os eleitos ao Altíssimo foi “…Jesus Cristo homem” (1ª Timóteo 2:5) (isto é, Jesus de Nazaré). Por meio do Nazareno, Deus Se fez carne no mundo e por meio de Sua morte o Eterno reconciliou-Se (“fez a ponte”) com o ser humano e a Criação.

 

“Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida.” (Romanos 5:10)

 

“Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. Isto é, Deus estava em Cristo RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (2ª Coríntios 5:18 e 19)

 

A Palavra de Deus sempre nos direciona a levarmos todo o nosso louvor unicamente ao Eterno. Se colocarmos um homem no lugar de Deus (como os católicos indiscutivelmente fazem, por mais que eles neguem), estaremos incorrendo na heresia da idolatria. Assim sendo, para os que vivem o genuíno Evangelho, o Único Mediador, o Único Pontífice que nos reconciliou com o Pai, foi o próprio Deus manifestado em carne, a saber, Jesus!

 

SOMOS ABENÇOADOS!

 

 

 

 




Voltar