A GRAÇA NOS DÁ OLHOS BONS | Ministério Graça sobre Graça

 

  A GRAÇA NOS DÁ OLHOS BONS

A GRAÇA NOS DÁ OLHOS BONS

Por Cristiano França

 

“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se OS TEUS OLHOS FOREM BONS, todo o teu corpo TERÁ LUZ.” (Mateus 6:22)

 

Em certa ocasião eu e minha esposa estávamos conversando a respeito das pessoas que são estudiosas da Bíblia, a leem com frequência, conhecem seus contextos históricos etc., mas não enxergam a Palavra revelada que se encontra nela. No meio da conversa ela me perguntou: “Será que essas pessoas leem REALMENTE a Bíblia? Afinal, como é possível uma pessoa ler os textos do apóstolo Paulo, tão claros em relação à Graça, e não enxergar este Evangelho?”. Ao que respondi: “O problema está nos olhos dessas pessoas: eles não estão iluminados”.


Se notarmos bem o que Jesus disse no versículo inicial deste texto, veremos que Ele relaciona os bons olhos com a luz. Ou seja, ter OLHOS BONS é o mesmo que ter ILUMINAÇÃO NELES. E a única forma de nós termos os nossos olhos iluminados é por meio do Evangelho que o Cristo Glorificado deu a Paulo no Terceiro Céu, pois se trata de uma revelação que não tem relação com doutrinas humanas:

 

“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo.” (Gálatas 1:12)

 

Os olhos espirituais que estão cobertos pelo véu do deus deste século (que é Moisés e não o “diabo”, como alguns afirmam) não conseguem enxergar a Palavra revelada:

 

“Mas os seus sentidos foram endurecidos (não enxergam); porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles (coração é a mente, o entendimento, os olhos espirituais). Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará." (2ª Coríntios 3:14-16)

 

Muitos, como dissemos no início do texto, leem a Bíblia, a conhecem profundamente em seu sentido histórico, são até líderes, mas não podem enxergar um palmo à frente dos olhos espirituais, pois o véu de Moisés (ou da religiosidade em geral) os impede de ver.

 

De fato, como já foi dito, o Evangelho da Graça de Deus é o único instrumento do Espírito Santo para que haja a GENUÍNA ILUMINAÇÃO dos olhos espirituais das ovelhas do Pai:

 

“Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do Seu poder.” (Efésios 1:16-19)

 

Muitos irmãos já vieram até mim intrigados com o fato de muitas pessoas que foram evangelizadas por eles não aderirem ao entendimento da Graça. Muitos já me disseram: “Abençoado, eu mostrei na Bíblia, preto no branco, a pessoa ficou sem argumento, mas não cedeu”. Uma das frases mais chocantes que já ouvi foi a seguinte: “Cristiano, pode estar escrito na Bíblia que eu não aceito”. Ou seja, se os olhos não estiverem bons (iluminados), nem o próprio texto bíblico, por si só, tem a capacidade de fazer alguém receber o entendimento da Graça.

 

Para nós, que estamos já submetidos ao Evangelho da Graça, o Evangelho de Paulo nos é tão óbvio, tão evidente, que de fato é estranho quando alguém diz não aceitar a Palavra do Novo Pacto. Mas devemos entender que isto ocorre conosco, porque nossos olhos já são bons! Nossos corações já foram iluminados por Obra e Graça do Espírito de Deus em nossas vidas. Então, na verdade, quando nos deparamos com pessoas que não recebem a Palavra (mesmo o entendimento sendo tão inegável), devemos ter compaixão por essas pessoas e não nos aborrecermos com elas, mas ensiná-las com longanimidade (2ª Timóteo 4:2) e, assim como Paulo fez, interceder por elas, a fim de que o Senhor também as conceda o espírito de sabedoria e de revelação para o pleno conhecimento de Jesus Cristo Ressuscitado.

 

 

 




Voltar